Saltar para o conteúdo principal
URBACT III

3º Encontro Nacional URBACT III

Balanço positivo do impacto do programa nos territórios

 

Os parceiros das últimas redes URBACT III encontraram-se no Convento de São Francisco, em Coimbra, para partilharem as suas experiências e darem a conhecer os impactos do programa nos respetivos territórios. num evento promovido pelo Ponto URBACT Nacional, sob a responsabilidade da Direção-Geral do Território, coorganizado com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

O 3.º Encontro Nacional URBACT III é uma iniciativa promovida pela Direção-Geral do Território (na qualidade de Ponto Urbact Nacional) e coorganizado com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. O evento contou com a participação dos parceiros URBACT portugueses das Redes de Planeamento de Ação em curso, das Redes Piloto ativas e das Redes de Transferência cujos trabalhos foram concluídos em 2021. Os representantes da Direção-Geral do Território (DGT), das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, entidades que constituem o Grupo de Ligação URBACT, dinamizaram as ações.

A manhã começou com as intervenções do Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Jorge Brito, e do Vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Matias Lopes, destacando a relevância para as cidades portuguesas da participação em redes URBACT. Seguiu-se a apresentação do balanço nacional do URBACT III, por Maria João Matos, (DGT). Antes do almoço de networking, os participantes interagiram através de atividades de “quebra-gelo”. A tarde foi preenchida com uma sessão de world café, em que os participantes se distribuíram em cinco grupos distintos e partilharam os impactos gerados pelo URBACT nas suas cidades e regiões, ao que se seguiu um debate com todos.

Fernando Rosa, representante nacional do Comité de Monitorização URBACT, deu a conhecer as linhas do próximo URBACT IV, o novo programa a ser lançado no verão de 2022.

Este regresso aos encontros presenciais teve grande adesão por parte dos parceiros que puderam retomar o espírito de encontro e intensa partilha de experiências, característicos do programa, num espaço inspirador e cujas excelentes condições contribuíram para o sucesso do evento.   

Saiba mais em URBACT Portugal 

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos