Saltar para o conteúdo principal
Cartografia de Regime do Fogo

Cartografia do Regime do Fogo à escala da freguesia (1980-2017)

Preparar o futuro

 

O Professor Cardoso Pereira foi o orador convidado pela DGT para apresentar perante uma vasta audiência on line a “Cartografia de Regime de Fogo à Escala da Freguesia (1980-2017)”, um estudo solicitado pela AGIF (Agência para a Gestão Integrada dos Fogos).

A equipa do prof. José Miguel Cardoso partiu da cartografia especializada de referência como por exemplo a COS (Carta de Ocupação dos Solos), cruzou com outra cartografia, analisou e traçou variáveis e tendências.

Este estudo tem como objetivo a análise num período de quase 40 anos dos fogos rurais que ocorreram em Portugal Continental, agrupando os seus diversos padrões de ocorrência no espaço e no tempo.

Os 180 participantes na sua maioria técnicos das autarquias, entidades de gestoras das Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP), responsáveis pela coordenação das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), especialistas ligados às florestas e ao ordenamento do território, criaram um mosaico diversificado que absorveu o conhecimento produzido pela equipa do Centro de Estudos Florestais (CEF/ISA).

Conheça o relatório aqui.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos