Saltar para o conteúdo principal
Floresta sustentável

Compromisso na gestão integrada da paisagem

As AIGP mobilizaram o debate numa sessão sobre "Interfaces Territoriais" na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém

 

As Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) mobilizaram para a feira de Agricultura de Santarém 120 pessoas empenhadas em saber mais junto dos oradores, parceiros para a gestão sustentável da floresta portuguesa.

A convite da FENAFLORESTA foi possível reunir na mesma sala as entidades públicas coordenadoras das AIGP, como a Direção Geral do Território e o ICNF; autarquias; a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa; a FlorestGal, entidade pública responsável pela gestão de espaços florestais; as principais indústrias do setor (Amorim, Sonae, Altri e Navigator), representantes de universidades e entidades gestoras de AIGP, como a APATA (Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais).

Uma conversa aberta, que colocou desafios em cima da mesa, com o simples objetivo de encontrar as melhores soluções para as florestas, o desenvolvimento das comunidades rurais e, claro, para as pessoas.

O compromisso foi uma palavra ouvida com frequência. E nesse contexto, foi reforçada a importância da abordagem de base local, envolvendo todos os atores no terreno, a começar pelos pequenos proprietários.

A gestão integrada é apontada por todos como a chave para a resolução dos muitos desafios, sobretudo num momento de maior urgência na execução de fundos comunitários.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos