Saltar para o conteúdo principal
ESPON Pilot Lab Territorial Agenda 2030

ESPON Pilot Lab Territorial Agenda 2030

Promover o conhecimento e a partilha de experiências

 

Dia 18 de fevereiro Portugal recebe a primeira reunião ESPON Pilot Lab Territorial Agenda 2030, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu.

Este encontro de trabalho, liderado pela Direção-Geral do Território, tem como objetivo conhecer a evolução dos projetos piloto e proporcionar uma troca de experiências profícua entre os parceiros, tanto ao nível da cooperação entre os Estados Membros como entidades regionais e outros atores envolvidos.

As experiências e sinergias geradas por cada projeto representam uma mais valia para a execução da Agenda Territorial 2030 no contexto europeu.

Portugal lidera o projeto-piloto  “Climate change adaptation and resilience through landscape transition”, que tem na autarquia de Monchique a sua base de intervenção. O tema da transformação da paisagem e adaptação ás alterações climáticas está presente em dois objetivos estruturais da Presidência Portuguesa e da Agenda Estratégica Europeia:

  • Promover uma recuperação europeia alavancada pelas transições climática e digital
  • Concretizar o Pilar Social da União Europeia como elemento essencial para assegurar uma transição climática justa e inclusiva.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos