Saltar para o conteúdo principal
Encontro(s) InC2

Encontro(s) Cidades Circulares

28 e 29 de junho em Guimarães

 

Realizam-se nos dias 28 e 29 de junho, em Guimarães, dois dias de Encontro(s) InC2, promovidos pela Direção-Geral do Território, em parceria com o município vimaranense e o Laboratório da Paisagem de Guimarães.

  1. O primeiro encontro, In-reflection, no dia 28, é dedicado à análise dos resultados finais do trabalho das Redes Cidades Circulares, sendo de acesso reservado aos municípios que integram as quatro redes, peritos, membros da Comissão de Acompanhamento da InC2, do Secretariado Técnico e convidados destas entidades.
  2. O segundo encontro, Outreach, no dia 29, aberto ao público e à participação de todos os interessados na promoção da economia circular nas cidades. Contará com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional e da Ministra da Coesão Territorial, nas sessões de abertura e de encerramento, respetivamente.

O encontro In-reflection, no dia 28, tem início na Horta Pedagógica de Guimarães. Os trabalhos decorrerão no período da tarde, no Laboratório da Paisagem, com uma apresentação sobre o estado da arte da InC2, por Elisa Vilares (Secretariado Técnico), e João Mourato, investigador do Instituto de Ciências Sociais e perito avaliador da Iniciativa Nacional Cidades Circulares.

Segue-se uma visita ao Laboratório da Paisagem de Guimarães, guiada pelo Diretor Executivo, Carlos Ribeiro, que é também o gestor da rede CApt2 (Circularidade da Água – por todos e para todos). No final desta visita terá início uma sessão de conversas em contexto informal, com o objetivo de debater cinco visões complementares sobre como chegar aos Planos Locais de Ação Integrada.

O encontro Outreach, no dia 29, começa no Campus de Azurém da Universidade do Minho, onde os participantes poderão conhecer os programas de três visitas e escolher aquela onde pretendem participar:  

1) visita ao CVR - Centro para a Valorização de Resíduos / Fibrenamics;
2) visita ao PIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros;
3) visita ao DoneLab.

Após o almoço no Centro Cultural Vila Flor, tem início a sessão de abertura do segundo dia de Encontro(s) com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, da Diretora-Geral do Território, Fernanda do Carmo, e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Territorial, Isabel Ferreira. Esta sessão pública contará com a intervenção de um Keynote Speaker, seguida de uma série de debates em formato de mesa redonda. A sessão será encerrada com a intervenção da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa

O Encontro(s) InC2 constitui uma oportunidade privilegiada para conhecer os resultados dos trabalhos das Redes Cidades Circulares e interagir com todos os envolvidos. As quatro Redes Cidades Circulares iniciaram os seus trabalhos em setembro de 2021 e apresentam agora, até ao final do mês de junho, 32 Planos Locais de Ação Integrada, desenhados com os atores locais, para acelerar a transição para a economia circular nos territórios dos municípios parceiros.

O evento tem um formato exclusivamente presencial, de participação livre, embora sujeito a inscrição prévia através do preenchimento do formulário disponível no website do evento. Inscreva-se!

Para saber mais sobre as atividades das Redes Cidades Circulares contacte cidadescirculares@dgterritorio.pt.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos