Saltar para o conteúdo principal
Iniciativa Nacional Cidades Circulares

Iniciativa Nacional Cidades Circulares

O concurso para a constituição de redes de cidades circulares será lançado até ao final de 2020, mas é já possível aos municípios manifestarem o seu interesse em participar, através da plataforma Praça das Cidades

 

Esta iniciativa, financiada pelo Fundo Ambiental e promovida pela Direção-Geral do Território, irá garantir apoio técnico, científico e financeiro aos municípios que integrem Redes de Cidades Circulares em torno de cada um de quatro temas prioritários para a dimensão local da economia circular: urbanismo e construção, ciclo urbano da água, economia urbana para a circularidade e relações urbano-rurais. É uma oportunidade para os municípios identificarem desafios e prioridades comuns, cooperarem entre si e partilharem experiências e conhecimento na transição para a economia circular.

É também uma oportunidade para cada município envolver a sua comunidade local e os atores do território para, durante cerca de um ano e meio e com o apoio de peritos, conceber o seu plano local de ação para a economia circular. Estes planos deverão constituir-se como uma base sólida para a preparação de futuras candidaturas a fundos nacionais e europeus no âmbito da economia circular e do desenvolvimento urbano sustentável.

Todos os municípios portugueses são elegíveis e convidados a associar-se voluntariamente entre si para a apresentação de candidaturas conjuntas. O concurso nacional será lançado até final de 2020 e irá disponibilizar financiamento e acesso a peritos e a ações de formação com vista a apoiar a cooperação entre municípios e o desenvolvimento dos seus planos locais de ação para a economia circular. 

Antes de lançar o concurso, a Direção-Geral do Território disponibiliza a plataforma Praça das Cidades, uma ferramenta interativa online onde os municípios portugueses podem manifestar o seu interesse em integrar uma rede e identificar potenciais municípios parceiros que partilhem desafios comuns em matéria de transição para uma economia circular, com vista à futura apresentação de candidaturas conjuntas.

Esta plataforma encontra-se disponível em cidadescirculares.dgterritorio.gov.pt e conta atualmente com mais de trinta manifestações de interesse de municípios de todas as regiões do país.

Consulte o comunicado de imprensa para saber como participar passo-a-passo.

Mantenha-se informado sobre esta iniciativa e outras notícias sobre economia circular e desenvolvimento urbano subscrevendo a Newsletter Fórum das Cidades.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos