Saltar para o conteúdo principal
Copernicus - Ciclo de sessões informativas

Programa Copernicus

Sessão informativa

 

A Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) em parceria com a Direção-Geral do Território (DGT) e o AIR Centre (Centro Internacional de Investigação do Atlântico) organizaram uma sessão informativa sobre os Serviços e Aplicações no Meio Terrestre do Programa Europeu para a Observação da Terra – Copernicus que decorreu on line na manhã de 5 de fevereiro. Pode obter mais informações sobre o evento aqui.

Esta sessão foi organizada no âmbito do Acordo-Quadro de Parceria para o Uso do Copernicus pelos Utilizadores dos Estados-Membro (FP-CUP), financiado pela Comissão Europeia. Este projeto tem como objetivo alargar a base de utilizadores, em especial junto dos organismos da Administração Pública, impulsionar o uso dos dados de satélite e aumentar o número de novas aplicações desenvolvidas a partir dos dados do Copernicus. Pode obter mais informações sobre o FPCUP aqui.

A DGT apresentou publicamente o Sistema de Monitorização de Ocupação do Solo (SMOS) que tem vindo a desenvolver para produção frequente de cartografia de ocupação do solo com base em tecnologias espaciais, nomeadamente dados dos satélites Sentinel-2 e Inteligência artificial. O SMOS engloba a Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS) e novos produtos, e.g. COS simplificada (COSsim) e Mapas Intra-Anuais do Estado da Vegetação (MIAEV).

Foram também demonstrados vários casos de uso do programa Copernicus em Portugal, desde a utilização dos dados de satélite para investigação e inovação na área da floresta e prevenção de fogos, passando pela rentabilização e maximização de colheitas agrícolas, e pelas várias aplicações na gestão de energia ou monitorização de infraestruturas.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos