Saltar para o conteúdo principal
AIGP | Resiliência e valor na economia da floresta

Resiliência e valor na economia da floresta

Constituição de 47 Áreas Integradas de Gestão da paisagem

 

Na sequência da apresentação de propostas por entidades promotoras, são, agora, constituídas 47 Áreas Integradas de Gestão da Paisagem.

As AIGP decorrem de uma das medidas programáticas do Programa de Transformação da Paisagem e são unidades territoriais com uma dimensão pequena, mas adequada para uma gestão florestal ativa, envolvendo os proprietários, associações e municípios. As AIGP aprovadas constam do Despacho Conjunto publicado em Diário da República e resultam de um processo de candidaturas enquadrado pelo Regime Jurídico de Reconversão da Paisagem (DL nº 28-A/2020 de 26 de junho), após avaliação e ordenação pela Direção Geral do Território e pelo ICNF com base em critérios de análise e seleção das propostas.

A constituição das AIGP dará acesso a financiamento que se destina a preparar uma Operação Integrada para criar, em cada uma destas áreas, condições de resiliência e de desenvolvimento económico e social em áreas de floresta historicamente fustigadas pelos incêndios.

O financiamento é assegurado no quadro da componente Florestas integrada no Programa de Recuperação e Resiliência (C8- Florestas), através do Fundo Ambiental.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos