Saltar para o conteúdo principal
SMOS informação acessível

SMOS: um sistema para conhecer e planear o território

Informação geográfica ao serviço dos cidadãos e da economia

 

Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo - SMOS já está on line.  De forma livre e gratuita a partir do seu browser, visualize e analise os produtos SMOS para conhecer o território de uma maneira fácil e interativa.

O SMOS produz informação fiável, atual e aberta sobre as dinâmicas da ocupação do solo, o que se traduz em conhecimento com valor com aplicação nas áreas do ordenamento do território, da agricultura, da floresta, dos recursos hídricos, da proteção civil, da educação, da investigação científica e em todas as atividades públicas e privadas com necessidade de acesso a dados atualizados sobre o uso e ocupação do solo.

Esta plataforma inovadora, inserida na infraestrutura tecnológica da DGT, conjuga algoritmos de Inteligência Artificial em imagens de satélite com a interpretação especializada dos dados, com o objetivo de disponibilizar cartografia estratégica para as atividades económicas e para o planeamento do território continental.

 Plataforma colaborativa

O SMOS tem na sua génese um trabalho colaborativo com o contributo de universidades e entidades públicas. Este sistema disponibiliza informação especializada com grande valia para que cada uma das entidades, em função das suas competências e alcance dos objetivos que melhor servem os cidadãos, as empresas e a administração pública.

A apresentação pública do SMOS, no passado dia 29 de setembro, contou com a participação de mais de 140 pessoas, representativas de uma grande diversidade de setores.

O Secretário de Estado da Administração local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, conhecedor experiente da gestão autárquica, salientou o contributo do SMOS para a gestão do combate aos incêndios, para o planeamento e ordenamento do território e para a monitorização de ações ao longo do tempo. 

Academia SMOS

A DGT vai realizar 5 eventos regionais para apresentar e capacitar os agentes locais na operacionalização do SMOS. As datas serão oportunamente reveladas. Reserve também na sua agenda o primeiro semestre de 2023 e acompanhe no Portal e nas redes sociais da DGT a calendarização das ações de formação previstas:

Cursos de formação:

  • Curso Sentinel - 1
  • Curso Sentinel - 2
  • Curso SMOS para monitorização do território
  • Curso SMOS para a gestão integrada de fogos rurais
  • Curso SMOS para a agricultura
  • SMOS para a proteção civil

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos