Saltar para o conteúdo principal
Sessões de Capacitação

Sessões de Capacitação

Preparação das OIGP

 

A Direção-Geral do Território, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), promoveu um primeiro conjunto de sessões de capacitação para preparação das Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP) que tiveram lugar respetivamente, em Vila Real, Castelo Branco, Silves e Coimbra.

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e do Ordenamento do Território presidiu ao arranque destas primeiras sessões, assinalando a relevância destas ações dirigidas às entidades gestoras das 70 Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) já constituídas.

Nestas sessões foi debatido o enquadramento para preparação das OIGP e o quadro de referência para elaboração e avaliação destas operações. Foram ainda apresentadas as orientações para o projeto de transformação e valorização da paisagem, para a programação da execução das OIGP, para o investimento e financiamento, para a gestão e contratualização e ainda para a monitorização e avaliação.

A execução das operações de cadastro, as fases do contrato e cronograma de realização, o programa de acompanhamento e de monitorização dos trabalhos foram igualmente temas abordados nos encontros.

Este primeiro conjunto de sessões de capacitação marca o início de um processo colaborativo e de capacitação destinado a mobilizar os interessados e apoiar as ações necessárias à execução destas medidas programáticas do Programa de Transformação da Paisagem.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos