Saltar para o conteúdo principal
Seminário Landscape Fire

Valorização e resiliência do território no combate aos grandes incêndios

A DGT parceiro de valor acrescentado na promoção deste projeto

 

O projeto Life Landscape Fire reuniu, em Viseu, representantes da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões e da Extremadura espanhola, investigadores, professores universitários e técnicos especialistas para mais uma partilha de resultados e do conhecimento alcançado.

Este inovador projeto de cooperação europeu, tem uma intervenção direta na região de Dão Lafões (Portugal) e na Extremadura (Espanha) com a missão de desenvolver respostas à prevenção de incêndios florestais. Uma execução integrada que pretende minimizar o risco de incêndio através do uso do fogo controlado, da silvopastorícia e do controlo de espécies invasoras. Os objetivos do Landscape Fire passam também pela conservação da biodiversidade, o aumento da resiliência florestal, a capacitação dos decisores relativamente aos benefícios da prevenção, bem como, a identificação de um conjunto de opções e medidas de adaptação local que irão permitir identificar ações de redução da vulnerabilidade territorial.

A Direção Geral do Território, na qualidade de entidade responsável pelo Programa de Transformação da Paisagem (PTP), participou no 3º Seminário Internacional promovido pela Comunidade Intermunicipal Dão Lafões. Fátima Bacharel apresentou as medidas do PTP e as linhas orientadoras para a transformação da paisagem, que dão particular ênfase à resiliência, sustentabilidade e valorização dos territórios, a par da dinamização de novas economias.

Há uma sintonia no diagnóstico e nas propostas. O Life Landscape Fire propõe desenvolver um Plano de Ordenamento de Silvopastorícia, mediante a experimentação de zonas piloto, num contexto de prevenção e diminuição dos riscos relacionados com os grandes incêndios e valorização socioeconómica do espaço florestal.

O Programa de Transformação da Paisagem em curso em Portugal, através dos PRGP (Programa de Reordenamento e Gestão da Paigem), das OIGP (Operações Integradas de Gestão da Paisagem) e dos Condomínios da Aldeia, estabelece as linhas programáticas para a reconversão da paisagem, alinhando soluções similares, complementadas com um quadro financeiro a operacionalizar em ações no terreno que requerem o envolvimento de entidades e comunidades locais.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos