Saltar para o conteúdo principal
 >> Normas e especificações técnicas

Normas e especificações técnicas

Especificações técnicas da Cartografia Topográfica

Normas e especificações técnicas para a cartografia topográfica vetorial e de imagem de grande escala recentemente publicadas através do Aviso n.º 11918-2019 do Diário da República de 24 de julho.

Estas especificações técnicas constituem normas oficiais e entraram em vigor a 1 de agosto de 2019, havendo um período de transição nos termos descritos no referido aviso.

A implementação destas especificações técnicas na produção de cartografia requer a consulta e utilização de:

As novas especificações visam adaptar a cartografia topográfica aos desenvolvimentos tecnológicos e às atuais necessidades dos utilizadores de informação geográfica e criar uma relação direta entre a cartografia produzida em Portugal e as regras definidas pela Diretiva INSPIRE, facilitando a harmonização da informação geográfica nacional.

Estas especificações resultam de um processo colaborativo e participativo que contou com a auscultação de especialistas da administração pública central e local, da academia e do setor privado, tendo também sido envolvidos o Conselho de Orientação do Sistema Nacional de Informação Geográfica e o Conselho Coordenador de Cartografia. O processo de reestruturação compreendeu ainda a realização de eventos regionais de divulgação e consulta e a avaliação das especificações em ambiente de produção, através da realização de provas de conceito com a colaboração de empresas produtoras de cartografia.

Relatório de Participação Pública

Esta cartografia é constituída por objetos com atributos que descrevem a localização geográfica e as características dos acidentes naturais e artificiais existentes no território. Considera dois níveis de detalhe:

O nível de detalhe 1, adequado a representações cartográficas pormenorizadas e para áreas circunscritas do território;

O nível de detalhe 2, adequado à representação cartográfica integral do território nacional

Os objetos com geometria são representados a 2 ou a 3 dimensões por uma das primitivas geométricas: ponto, linha e polígono.

Panfleto de divulgação

10 Temas | 2 Níveis de detalhe
Dados vetoriais (pontos, linhas e polígonos) | Dados imagem

Base de dados PostgreSQL/PostGIS | GeoTIFF 

Temas da Cartografia

Os dados da Cartografia Topográfica não estão sujeitos a qualquer tipo de seccionamento excetuando, e apenas quando a dimensão da área de trabalho (“Área de trabalho”) o justificar por razões de manuseamento da informação, os dados matriciais relativos ao modelo digital do terreno e aos ortofotos. Para estes casos o secionamento a considerar é o constante da seguinte tabela.

Seccionamento

Nível de detalhe

SeccionaNdD1

NdD1

SeccionaNdD2

NdD2

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos