Saltar para o conteúdo principal
 >> Web TransCoord

Web TransCoord

O aplicativo WebTranscoord encontra-se de momento inoperacional.

Esta aplicação encontra-se em atualização e em reformulação para melhor servir os utilizadores do WebTrasncoord.

Brevemente uma nova versão será disponibilizada.

O Web TransCoord é a nova versão do TransCoord PRO, agora desenvolvido como uma solução de internet para transformação de coordenadas dos sistemas de referência portugueses, com parâmetros calculados pela Divisão de Geodesia da Direção-Geral do Território para as transformações Bursa-Wolf e grelhas (NTv2), assim como o cálculo das altitudes ortométricas utilizando o modelo de geóide GeodPT08 para o continente e um modelo matemático baseado em harmónicas esféricas para as ilhas.

O núcleo desta aplicação é baseado na biblioteca livre em código Java GeoToolkit, uma implementação estrita das especificações OGC "GeoAPI 3.0", "CTS - Coordinate Transformation  Services" e na norma ISO 19111.

Adicionalmente, o WebTranscoord permite visualizar os pontos coordenados nos mapas da Google através da biblioteca Javascript OpenLayers. Paralelamente, é disponibilizado um serviço REST que faz a transformação ponto a ponto para integração com outras aplicações.

Arquitetura do Web TransCoord

O WebTransCoord é uma aplicação que corre no browser de internet e é baseada em linguagem Java e Javascript, servida como Java Server Pages (JSP) através do Apache Tomcat 6.

Os cálculos para a transformação de coordenadas são feitos no servidor, utilizando a biblioteca Java Geotoolkit. O interface para o utilizador é feito em HTML e Javascript, para efeitos da escolha de parâmetros, inserção e validação de listas de pontos coordenados e visualização dos pontos, neste último caso, utilizando a biblioteca Javascript OpenLayers.

Os sistemas de referência e os parâmetros de transformação são carregados no formato WKT (Well Known Text), de forma normalizada.

Serviço REST do Web TransCoord

Este serviço disponibiliza uma operação para a transformação de um ponto coordenado entre os sistemas de referência portugueses na forma de um pedido HTTP GET. Este tipo de serviço é muito prático para integração com outras aplicações que necessitem de fazer transformação de coordenadas.

Exemplos de pedidos ao serviço:

Transfira o documento PDF para aceder aos parâmetros e aos códigos dos parâmetros do serviço REST do Web TransCoord.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos