Saltar para o conteúdo principal
  >> Ordenamento do Território

Ordenamento do Território

A I&D na área do ordenamento do território levada a cabo pela DGT tem em vista a produção de informação de suporte à gestão integrada do território e à valorização dos recursos naturais, à monitorização e avaliação do desenvolvimento territorial e à elaboração de estratégias, de programas e de planos com incidência territorial.

A informação desenvolvida neste contexto decorre de projetos e actividades com objectivos muito diversos, de entre os quais se destacam a análise de alterações territoriais induzidas por fenómenos naturais ou decorrentes da distribuição populacional, a estimação de riscos e vulnerabilidades associadas a tais alterações, a gestão sustentável de recursos naturais, a proteção do património edificado, a avaliação das dinâmicas de artificialização do solo e a análise da forma urbana.

O estado do projeto (em curso ou concluído)
Visou a identificação e delimitação harmonizada dos potenciais Aglomerados Urbanos de Portugal Continental.

Ler mais

O projeto CROSS-Forest visa desenvolver Digital Services Infrastructures (DSI) orientadas para dois objetivos gerais: por um lado, apoiar o controle de incêndios florestais por permitir o acesso a informações precisas sobre materiais combustíveis e a mapas florestais e modelos de propagação de fogos dos dois países e ....

Ler mais

Desenvolvimento de uma Infraestrutura de Serviços Digitais; Utilização de Linked Open Data

Ler mais

Este projeto de investigação pretendeu desenvolver uma metodologia, integrável em contexto de Ordenamento do Território, que contribua para quebrar o isolamento entre os habitats fragmentados.

Ler mais

O projeto centrou-se no desenvolvimento de um sistema de informação geográfica para produção de um conjunto de mapas e indicadores para monitorizar a desertificação, as secas e a degradação do solo em todo o mundo.

Ler mais

O projeto eENVplus visa facilitar o acesso aos dados ambientais, geridos ou detidos pelas agências ambientais nacionais e regionais e outros stakeholders públicos e privados.

Ler mais

Este projeto pretendeu estudar a violência na população com 60 e mais anos residente em Portugal, bem como reconstituir a lógica e as condições de ocorrência de tais situações no contexto da vida familiar.

Ler mais

Projeto que pretende criar uma rede sensorial de baixo custo utilizando novas tecnologias de sistemas de informação, para apoiar a tomada de decisões no contexto do combate ao fogo.

Ler mais

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos