Saltar para o conteúdo principal
 >> Ordenamento do Território

Ordenamento do Território

A I&D na área do ordenamento do território levada a cabo pela DGT tem em vista a produção de informação de suporte à gestão integrada do território e à valorização dos recursos naturais, à monitorização e avaliação do desenvolvimento territorial e à elaboração de estratégias, de programas e de planos com incidência territorial.

A informação desenvolvida neste contexto decorre de projetos e actividades com objectivos muito diversos, de entre os quais se destacam a análise de alterações territoriais induzidas por fenómenos naturais ou decorrentes da distribuição populacional, a estimação de riscos e vulnerabilidades associadas a tais alterações, a gestão sustentável de recursos naturais, a proteção do património edificado, a avaliação das dinâmicas de artificialização do solo e a análise da forma urbana.

O estado do projeto (em curso ou concluído)
Visou a identificação e delimitação harmonizada dos potenciais Aglomerados Urbanos de Portugal Continental.

Ler mais

O projeto CROSS-Forest visa desenvolver Digital Services Infrastructures (DSI) orientadas para dois objetivos gerais: por um lado, apoiar o controle de incêndios florestais por permitir o acesso a informações precisas sobre materiais combustíveis e a mapas florestais e modelos de propagação de fogos dos dois países e ....

Ler mais

Desenvolvimento de uma Infraestrutura de Serviços Digitais; Utilização de Linked Open Data

Ler mais

Este projeto de investigação pretendeu desenvolver uma metodologia, integrável em contexto de Ordenamento do Território, que contribua para quebrar o isolamento entre os habitats fragmentados.

Ler mais

O projeto centrou-se no desenvolvimento de um sistema de informação geográfica para produção de um conjunto de mapas e indicadores para monitorizar a desertificação, as secas e a degradação do solo em todo o mundo.

Ler mais

Análise das alterações do uso / ocupação do solo relacionadas com a artificialização e renaturalização do solo, e reciclagem de territórios artificializados, com vista à monitorização destes fenómenos em Portugal Continental entre 1990-2007 e 2007-2018.

Ler mais

O projeto eENVplus visa facilitar o acesso aos dados ambientais, geridos ou detidos pelas agências ambientais nacionais e regionais e outros stakeholders públicos e privados.

Ler mais

Este projeto pretendeu estudar a violência na população com 60 e mais anos residente em Portugal, bem como reconstituir a lógica e as condições de ocorrência de tais situações no contexto da vida familiar.

Ler mais

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos