JIIDE 2026

Envio de comunicações e normas gerais

Como participar?

Instruções para o envio de resumos

A apresentação de resumos à XVII edição das Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais deve cumprir algumas regras, de modo a garantir a uniformidade e a qualidade das comunicações. Para além do resumo, as comunicações podem também ser apresentadas na forma de artigo para posterior proposta de publicação na revista Mapping.

Os resumos deverão ter uma extensão máxima de 500 palavras. Tratando-se de um evento com dimensão internacional, serão aceites resumos no idioma português, castelhano ou inglês.

Selecionar o número do tópico da jornada (1, 2, 3, 4 e 5).

A proposta do resumo deve seguir o seguinte modelo: Resumo_NomeSurnames_NumeroTema_pt.docx

O prazo para o envio de resumos segundo o modelo recomendado em formato word é dia 10 de junho por e-mail para jiide@dgterritorio.pt, indicando no assunto do e-mail: [JIIDE 2026]: Nome do 1º autor - Título do resumo - Número do tema.

As comunicações serão agrupadas no programa de acordo com o seu conteúdo em um dos seguintes temas:

  1. Estrutura dos dados espaciais, metadados, vocabulários, semântica e conjuntos de dados de alto valor.
  2. Gestão, tratamento, publicação dos dados espaciais, análise ou valor acrescentado dos dados espaciais (redes de transporte, meio ambiente, urbanismo, imagens, elevação, etc.).
  3. Software de dados espaciais: desenvolvimento de ferramentas, portais, aplicações web e soluções técnicas.
  4. Inteligência artificial, Large Language Model, Deep Learning, etc.
  5. Cooperação entre diferentes agentes, integração dos dados, metodologia de trabalho.

Em alguns casos, a comunicação ou o workshop poderão enquadrar-se em mais do que um tema.

Instruções para workshops

Os Workshops são a oportunidade de apresentar um projeto, uma boa prática ou de apresentar um trabalho específico com a participação do público. Caso pretenda participar apresentando um workshop de duração máxima de 40 minutos, é necessário enviar uma proposta que inclua o resumo, a finalidade e os objetivos do workshop, assim como o público alvo e os autores.

A proposta do workshop deve seguir o modelo recomendado: Workshop_NomeSurnames_pt.docx

O prazo para o envio de proposta de workshops é até ao dia 10 de junho em formato word via e-mail para jiide@dgterritorio.pt, indicando no assunto do e-mail: [JIIDE 2026]: Nome do 1º autor - Título de workshops

Instruções para envio de artigos a serem publicados na revista Mapping

Se desejar, pode também apresentar o seu trabalho num artigo para publicação na revista Mapping, que será publicado após as jornadas.

Deve seguir as regras da revista Mapping: http://revistamapping.com/normas/

O prazo para o envio de artigos é 30 de novembro em formato word por e-mail para jiide@dgterritorio.pt, indicando na linha de assunto do e-mail: [JIIDE 2026]: Nome e apelido do 1º autor - Título do artigo