Saltar para o conteúdo principal
Aconteceu: workshop Diálogos Urbanos

Aconteceu: workshop Diálogos Urbanos

Novo Bauhaus Europeu: Cidades Sustentáveis, Belas e Inclusivas

 

O Fórum das Cidades, coordenado e dinamizado pela Direção-Geral do Território (DGT), organizou o workshop Diálogos Urbanos, "Novo Bauhaus Europeu: Cidades Sustentáveis, Belas e Inclusivas" e que teve lugar no passado dia 29 de novembro, na Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva em Lisboa.

Organizado em duas mesas redondas, possibilitou às quase 100 pessoas presentes refletir e debater sobre a integração dos princípios do Novo Bauhaus Europeu nas estratégias de desenvolvimento urbano e nas oportunidades de financiamento nacionais, no âmbito alargado das cidades.

Na primeira parte do workshop, contou com a apresentação da Diretora-Geral do Território,  Fernanda do Carmo e do perito nacional,  José Pedro Sousa, que integra a High-level Roundtable do Novo Bauhaus Europeu, e que explicou a iniciativa. Na mesma mesa, Cristina Cavaco, investigadora em assuntos urbanos do CIAUD, avançou com possíveis contributos da iniciativa para formas inovadoras de intervenção no espaço urbano e Catarina Selada, diretora do City Lab do CEiiA, falou do Prémio Novo Bauhaus Europeu na categoria “Produtos e Estilo de Vida”, atribuído à plataforma de sustentabilidade AYR, concebida pelo CEiiA.

A segunda mesa redonda, moderada por José Manuel Simões, Presidente do IGOT, contou com a participação de representantes de entidades financiadoras, designadamente: Luís Maria Gonçalves, Vogal do Conselho Diretivo do IHRU; Américo Rodrigues, Diretor da Direção-Geral das Artes; Nuno Bento, Coordenador do Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa da CDR LVT; Ana Salgueiro, Consultora do Fundo Ambiental. O debate centrou-se na importância da colaboração efetiva entre diferentes áreas, dinamizada pelo Novo Bauhaus Europeu, bem como nas oportunidades e dificuldades com que cada uma das entidades representadas se depara no apoio a abordagens sustentáveis, belas e inclusivas à cidade.

O Seminário foi encerrado por Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado da Mobilidade, tendo salientado o mérito do evento e a necessidade de realizar iniciativas locais, concretas e participadas para um desenvolvimento urbano sustentável no caminho para a neutralidade carbónica.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos