Saltar para o conteúdo principal
A Água, o Território e a Música

A Água, o Território e a Música

Os sons da Água na Arquitetura da Paisagem | 30 de setembro | 9h30-13h00

 

Evento enquadrado nas atividades a promover pela Comissão Água, Território e Cultura e da APRH, associando-se às Comemorações das Jornadas Europeias do Património 2022 e no qual será abordado o tema da Água e do Território numa estreita articulação com o som e a Música na Paisagem, bem como a exploração da racionalidade de gestão deste recurso como fator de desenvolvimento e coesão territorial, numa perspetiva global e integrada do ciclo hidrológico, no espaço e no tempo.

Recorre-se à história particular do ambiente mediterrânico, cujo fenótipo está estreitamente ligado ao ciclo da água, constituindo o binómio disponibilidade / uso um equilíbrio frágil, mas determinante para a vivência das comunidades.

Dá-se destaque à condicionalidade de reservas de água na sua relação com o ordenamento do território, focando-se em como esta foi sendo alterada à medida que a intervenção humana artificializou fluxos e generalizou acessos, como indicadores fundamentais de qualidade de vida, mas também abrindo possibilidades de usos e atividades humanas até então inviáveis. 

Recorre-se, em paralelo, à abordagem da microescala da arte dos jardins, onde a água tem uma presença indispensável, como promotora de vida. A água é abordada como origem do engenho das soluções de captação, sua condução e distribuição, mas também no contexto do seu uso criativo para deleite e fruição dos sentidos (audição, visão, bem-estar).

Explora-se a sonoridade do movimento da água em cada território, natural ou construído, como elemento de excelência para quem vive o jardim, seja a par dum convívio animado ou no recato da leitura de um livro. A arquitetura paisagista privilegia também a criação de espaços, normalmente com características cénicas criteriosamente selecionadas, onde o som integra o cenário da paisagem, numa profusão única de sensações múltiplas.

Dessa combinação surge, em potência, na escuta de cada um, uma dada musicalidade a que o campo imaterial da composição sonora nos leva, seja no contexto particular da construção do jardim ou, simplesmente, resultante da vivência natural do elemento água nas paisagens que habitamos.

Aceda a mais informação através do Programa disponível aqui, bem como à Ficha de inscrição e demais informação sobre o evento.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos