COS2023 e Inovação Geoespacial
Monitorizar Territórios em Mudança
No próximo dia 16 de julho de 2025, entre as 11:00 e as 13:00, terá lugar no Auditório da Direção-Geral do Território (DGT), em Lisboa, um evento público dedicado à apresentação da nova Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS2023) e de um conjunto de produtos inovadores desenvolvidos no âmbito do Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS).
O programa do evento está disponível aqui.
Na primeira parte do evento, a DGT apresentará a sua nova estratégia para a cartografia de uso e ocupação do solo no âmbito do SMOS, que para além da COS inclui um conjunto de produtos complementares produzidos com base em tecnologia espacial e inteligência artificial. A DGT fará também a caraterização do território de Portugal Continental com base na COS2023 e apresentará um estudo sobre as dinâmicas territoriais multiescala no período 2018–2023.
A segunda parte do evento será dedicada a um Painel de Inovação, centrado no desenvolvimento de novos produtos SMOS de última geração, concebidos através de processos colaborativos com entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Estes produtos estão a ser desenvolvidos com tecnologia espacial, inteligência artificial e computação geoespacial de alto desempenho, num claro esforço de integrar a investigação aplicada e desenvolvimento experimental na melhoria dos processos da Administração Pública.
O evento contará com a participação do Secretário de Estado das Florestas e do Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território.
A participação no evento é gratuita, estando sujeita à capacidade da sala. A inscrição é obrigatória e pode ser feita aqui.
Página atualizada em 03/07/2025