Saltar para o conteúdo principal
Segunda Call

Driving Urban Transitions: Candidate-se

Está a decorrer o segundo concurso.

 

Está a decorrer até ao dia 21 de novembro de 2023 o segundo concurso no âmbito da parceria Driving Urban Transitions to a Sustainable Future (DUT).

A DUT apoia projetos transnacionais de investigação, inovação e/ou implementação, em três áreas temáticas:

Bairros de Energia Positiva (Positive Energy Districts – PED) -Otimizar os sistemas energéticos locais através da eficiência energética e da geração de energia local a partir de fontes renováveis, promovendo a transição energética urbana e a neutralidade climática;

Cidade dos 15 minutos (15-Minute City – 15minC) - Valoriza o sistema de mobilidade e da morfologia urbana e visa incentivar escolhas de mobilidade sustentáveis e a reorganização das atividades no espaço urbano para tornar as cidades climaticamente neutras e inclusivas;

Economias Urbanas Circulares (Circular Urban Economies – CUE) - Fomentar o urbanismo regenerativo e comunidades inclusivas e verdes, sustentadas por economias circulares.

Cada proposta deve envolver, pelo menos, três parceiros de três países diferentes, contar com a participação de partes interessadas (empresas, autoridades públicas, ONG, etc.) e considerar as necessidades dos utilizadores na identificação dos objetivos do projeto. São valorizadas as abordagens transdisciplinares e, de preferência, co-criativas, desde as primeiras fases de formulação do projeto.

Os candidatos devem submeter uma pré-proposta de candidatura até ao dia 21 de novembro de 2023, a qual será avaliada segundo os critérios e condições de elegibilidade, devendo depois a proposta completa ser apresentada até ao dia 30 de abril de 2024.

Participam na DUT cinco entidades portuguesas, de âmbito nacional e regional nomeadamente : A Direção-Geral do Território, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do Centro (CCDR Norte e CCDR Centro) e a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). 

A DUT é uma das 49 parcerias do Horizonte Europa (atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia) e enquadra-se no Pilar 2 deste programa, no âmbito do Cluster 5 “Clima, Energia e Mobilidade”. É a única parceria do Horizonte Europa inteiramente dedicada ao desenvolvimento urbano sustentável e junta mais de 60 parceiros de 27 países, de perfil tão variado como: agências nacionais de financiamento de I&I, autoridades governamentais, centros de investigação universitários, entidades regionais, associações, ou entidades privadas e empresariais nas áreas do ambiente, transição energética ou mobilidade.

Aceda à plataforma de matchmakink e a todas as informações sobre este concurso. Acompanhe a parceria DUT no portal da Direção-Geral do Território e na página da iniciativa 

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos