Saltar para o conteúdo principal
ESPON 2030

ESPON 2030 pronto para começar

Apoio inovador para as políticas territoriais

 

O Programa ESPON 2030 está pronto a começar, na sequência da aprovação pela Comissão Europeia, no dia 04 de julho de 2022.

A missão do ESPON é apoiar a transição da Europa para uma economia neutra do ponto de vista climático, assegurando igualmente condições de vida e oportunidades justas para todas as pessoas e lugares. O ESPON visa a produção de evidências territoriais e a difusão de conhecimento que responda às necessidades concretas dos stakeholders, contribuindo assim para a implementação da política de coesão territorial.

Considerando os desafios territoriais e as necessidades dos diferentes parceiros envolvidos, identificados durante o processo de consulta pública,  foram definidos 7 temas prioritários que estarão na base de todo o trabalho do ESPON 2030, que se organiza em Planos Temáticos de produção de evidência e de atividades de difusão e uso do conhecimento – Thematic Action Plans.

A descrição dos quatro primeiros Planos de Ação Temáticos  e o âmbito dos 7 primeiros European Research Projects (ERP), semelhantes às Applied Research do ESPON 2020, já foram aprovados pelo Comité de Monitorização do ESPON. Até ao final do ano serão lançados os concursos públicos dos 7 ERP. Pode consultar toda a informação no website do ESPON

A Direção Geral do Território é membro do Comité de Monitorização do ESPON. Caso queira saber mais poderá contatar o ESPON Contact Point através do email  disponível aqui.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos