Saltar para o conteúdo principal
Exposição Engrenagens do Tempo

Exposição Engrenagens do Tempo

A Arte da Relojoaria Mecânica

 

De 27 de maio a 10 de setembro estará patente na Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais, a Exposição ‘Engrenagens do Tempo: A Arte da Relojoaria Mecânica’, coordenada, atualmente, pela Fundação D. Luís I por encargo da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito do Protocolo estabelecido com a Secretaria-Geral da Presidência da República - aborda-se a temática da medição do tempo, muito particularmente dos diferentes mecanismos de relojoaria.

Nesta exposição pretendeu-se estudar e divulgar diferentes tipologias de relojoaria mecânica que integram as coleções municipais e que marcaram, em certa medida, o tempo publico e privado de Cascais, mas também mais de noventa diferentes “medidores do tempo” de produção nacional e europeia, nomeadamente francesa, inglesa, suíça, alemã, holandesa e belga, dos séculos XVII a XIX - a época áurea da relojoaria mecânica. Contou-se, para o efeito, com a prestimosa colaboração de mais de uma dezena de instituições públicas e privadas e de diversos proprietários particulares que, graciosamente, se prontificaram a ceder os seus relógios para os colocarem, temporariamente, à fruição de todos.

A Direção-Geral do Território, detentora de um vasto património histórico colabora com a cedência da peça ‘Relógio de A. Borrel datado de 1908, pertencente ao antigo Marégrafo de Lagos.

Mais informação consulte aqui.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos