Saltar para o conteúdo principal
Grupo 269 dos escoteiros de Fernão Ferro procede à manutenção e pintura

Grupo 269 dos escoteiros de Fernão Ferro

Procede à manutenção e pintura do Vértice Geodésico “Redondo”

 

Os jovens do agrupamento de escuteiros 269 de Fernão Ferro deixaram a sua marca no território. O trabalho aplicado e feito com toda a técnica, com o apoio da Direção Geral do Território, permitiu recuperar o Vértice Geodésico "Redondo" que se encontra localizado no concelho do Seixal. Esta missão realizada com empenho e diversão como revela o registo fotográfico do evento, insere-se na missão da Associação de Escuteiros Portugueses, que tem como objetivo dotar os jovens de valores direcionados para uma cidadania participativa, através do desenvolvimento de ações assentes no respeito e valorização do ambiente.

O VG "Redondo" foi observado com técnicas de posicionamento GNSS, tendo sido utilizado para a definição do novo Referencial Geodésico para Portugal Continental, o ETRS89.

 A Rede Geodésica Nacional (RGN) é uma das infraestruturas base de apoio a toda a cartografia do país, assim como aos projetos onde seja necessário georreferenciar com precisão a informação geográfica.

É constituída por cerca de 8600 vértices geodésicos (7973 em território continental, 523 no Arquipélago dos Açores e 108 no Arquipélago da Madeira), maioritariamente materializados por marcos geodésicos.

A RGN e as respetivas coordenadas dos VG podem ser consultadas através do visualizador.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos