Saltar para o conteúdo principal
Missão Cidades da UE

Guimarães, Porto e Lisboa selecionadas para a Missão Cidades da UE

100 cidades vão receber uma dotação de 360 milhões de euros, financiados pelo programa Horizonte Europa.

 

Guimarães, Porto e Lisboa foram selecionadas pela Comissão Europeia para integrar a Missão Cidades :  100 cidades inteligentes e neutras em termos de clima até 2030.

As 100 cidades provenientes dos 27 Estados-Membros, às quias se juntam 12 cidades de países associados ou com potencial de associação ao Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da UE (2021-2027), integram este desafio ligado à dupla transição digital e climática.

A Missão Cidades receberá 360 milhões de euros de financiamento do programa Horizonte Europa abrangendo o período 2022-23, para iniciar os caminhos da inovação para a neutralidade climática até 2030. As ações de investigação e inovação abordarão a mobilidade limpa, eficiência energética e planeamento urbano verde, oferecendo a possibilidade de construir iniciativas conjuntas e de intensificar as colaborações em sinergia com outros programas da UE.

As cidades participantes beneficiarão de aconselhamento e assistência dedicados prestados por uma plataforma específica gerida pela ‘NetZeroCities’, oportunidades de financiamento e a possibilidade de participar em grandes ações de inovação e projetos-piloto. A Missão Cidades disponibiliza ainda uma rede de “networking”, promovendo o intercâmbio de melhores práticas e apoio a ações de participação dos cidadãos.

As 100 selecionadas vão desenvolver ‘Contratos das Cidades para o Clima’, que incluirão um plano geral para a neutralidade climática em todos os sectores, como energia, edifícios, gestão de resíduos e transporte, conjuntamente com planos de investimento relacionados. Este processo envolverá cidadãos, organizações de investigação e o sector privado, assumindo com clareza as metas e compromissos assumidos por cada cidade.

Tendo em conta o grande interesse manifestado por 377 cidades em aderir à Missão, a Comissão irá também a apoiar as cidades que não foram selecionadas, incluindo apoio através da Plataforma da Missão e oportunidades de financiamento no âmbito do Programa de Trabalho da Missão Cidades do Horizonte Europa.

A Comissão lançou a Missão para 100 cidades inteligentes e neutras em termos de clima até 2030 em setembro de 2021, com a adoção de uma comunicação sobre as missões da UE. Estas cinco Novas Missões são uma novidade do Horizonte Europa e apoiam as prioridades da Comissão, como o Pacto Ecológico Europeu ou o Novo Bauhaus Europeu, visando enfrentar grandes desafios nas áreas das alterações climáticas, cidades inteligentes, solos, alimentação e oceanos.

Conheça a lista completa de cidades selecionadas e acompanhe a Missão Cidades na página da iniciativa.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos