Saltar para o conteúdo principal
1.ª Conferência Nacional Redes Cidades Circulares

Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2)

1.ª Conferência Nacional Redes Cidades Circulares, Vila Nova de Gaia

 

Realizou-se no dia 15 de novembro de 2021, entre as 10:00 e as 16:30, no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Conferência Nacional Redes Cidades Circulares, promovida pela Direção-Geral do Território, Autoridade de Gestão da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2).

O evento teve um formato exclusivamente presencial, de participação livre, mas sujeito a inscrição prévia. O interesse manifestado no evento foi elevado, traduzindo-se em 196 pedidos de inscrição, um número que não foi possível confirmar na totalidade por ultrapassar os 160 lugares de capacidade da sala.

A conferência contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, dos Secretários de Estado do Ambiente e da Mobilidade, da Diretora-Geral do Território, de autarcas, peritos e outras partes interessadas na promoção da economia circular nas cidades e reuniu, pela primeira vez, os 28 municípios parceiros envolvidos nas quatro Redes Cidades Circulares: R2CS - Urbanismo e Construção, Circularnet  - Economia Urbana para a Circularidade, RURBANLINK - Relações-Urbano-Rurais e Capt2 - Ciclo Urbano da Água.

O período da manhã teve início com uma apresentação geral da InC2 e uma retrospetiva sobre o processo de constituição das Redes Cidades Circulares, pelo Secretariado Técnico desta iniciativa. Foram ainda apresentados o método e as ferramentas de trabalho das Redes Cidades Circulares, por Eurico Neves, perito metodológico da InC2 e realizado um debate sobre as perspetivas e expectativas destas redes, em formato de mesa redonda, moderada pelo mesmo perito. Esta mesa redonda contou com a participação de Alexandra Rodrigues (CCDR Centro), Vera Batista (CM Mértola), Maria João Rodrigues (Lisboa e-nova) e Sandra Estevéns (CIM Alto Minho), representando entidades da administração local e central diretamente envolvidos em processos de transição para uma economia circular à escala urbana e territorial.

No período da tarde, decorreu a apresentação das quatro Redes Cidades Circulares, pelos parceiros-líder e um segundo debate em formato de mesa redonda, também moderado por Eurico Neves, com a participação da Secretária de estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Miguel Lemos, Administrador Executivo da Águas de Gaia, EM, SA, e Sofia Ferreira, Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, em representação política de municípios líderes Redes Cidades Circulares.

Este debate entre autarcas e governo constituiu uma oportunidade ímpar para a reflexão sobre o papel dos municípios na concretização do objetivo de transição para a economia circular em Portugal. A sessão foi encerrada pelo Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.

Para saber mais sobre as atividades das Redes Cidades Circulares consulte a agenda e as páginas dedicadas às redes cidades circulares.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos