Saltar para o conteúdo principal
Prémio Paisagem Conselho da Europa

Lousã ganha Prémio da Paisagem do Conselho da Europa

Júri atribui primeiro prémio à candidatura "Aldeias da Serra da Lousã - onde as aldeias soam a único"

 

A candidatura de Portugal “Aldeias da Serra da Lousã - Onde as aldeias soam a único” venceu a 8ª edição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa, após ter sido o vencedor do Prémio Nacional da Paisagem de 2022 promovido pela Direção Geral do Território.

O projeto “Aldeias da Serra da Lousã – Onde as aldeias soam a único” consistiu na recuperação de uma paisagem serrana, composta por cinco pequenas aldeias tradicionais – Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal – incluindo a recuperação da sua paisagem, nas suas diversas componentes, desde as casas tradicionais, à fauna e flora endémicas.

Em 2002, com a aprovação dos Planos de Aldeia, uma política de âmbito municipal e a sua concretização foi possível inverter uma trajetória de declínio e de abandono, assegurando, através da adoção de medidas de ordenamento, conservação e gestão da paisagem, a salvaguarda dos valores patrimoniais e a revitalização das aldeias, atribuindo-lhes novas funções.

Ao considerar a qualidade da paisagem como um objetivo, o projeto permitiu, por um lado, contrariar e remediar os danos causados às suas estruturas e, por outro lado, promovê-la como um recurso favorável à atividade económica e cujo cuidado contribui para a criação de emprego. Paralelamente, o projeto oferece soluções eficazes para desafios importantes como é o caso dos incêndios florestais e a recuperação de áreas e edifícios abandonados. Reconheceu ainda o júri que o projeto apresentado por Portugal contribuiu para um processo de sensibilização das comunidades locais para o valor da dimensão da paisagem da serra da Lousã, criando uma dinâmica de desenvolvimento territorial sustentável. O projeto foi considerado de valor exemplar por ter possibilitado a sua replicação noutras aldeias e territórios, nomeadamente através do trabalho em rede.

Foram avaliados os seguintes critérios pelo júri independente do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa: desenvolvimento territorial sustentável, valor exemplar, participação pública (envolvimento dos cidadãos) e aumento de consciencialização.

É a primeira vez que Portugal ganha esta distinção. Finlândia, Croácia, França, Geórgia, Grécia, Itália, Letónia, Noruega, Polónia, Eslováquia, Eslovénia e Suíça eram os outros países concorrentes.

O Prémio da Paisagem do Conselho da Europa (Landscape Award of the Council of Europe), criado em 2008, é aberto aos Estados que ratificaram a Convenção Europeia da Paisagem e visa promover a sensibilização da sociedade para o valor e importância das paisagens e para as mudanças que nelas vão ocorrendo.

No seguimento deste prémio está prevista a vinda a Portugal de uma comitiva do Conselho da Europa, que se deslocará ao município da Lousã para visitar o projeto vencedor. 

Parabéns à Câmara da Lousã e a todos os atores que tornaram possível o projeto " Aldeias da Serra da Lousã - onde as aldeias soam a único".

 

Página atualizada em 18/03/2025

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos