Saltar para o conteúdo principal
Mais informação no combate aos fogos florestais - Cross-Forest Project

Mais informação no combate aos fogos florestais

Cross-Forest Project

 

Realizou-se no dia 23 de junho de 2021 o evento final do projeto Cross-Forest, coordenado pelo Tragsa Group (Espanha), com a participação da Direção-Geral do Território (DGT) e de três outras entidades espanholas, a Scayle -Supercomputación Castilla y León, a Universidade de Valladolid (UVA) e a Fundación General de la Universidad de Valladolid (FUNGE-UVA).

O Cross-Forest criou uma Infraestrutura de Serviços Digitais (DSI) para dados florestais abertos e um modelo de dados transfronteiriço (ontologia) partilhado entre Portugal e Espanha, para a publicação de inventários florestais e mapas em formato Linked Open Data (LOD). Foram desenvolvidos dois casos de uso: Estimar a evolução dos povoamentos florestais e a qualidade da madeira em Espanha (CAMBRIC); avaliar o comportamento dos incêndios florestais para apoiar a prevenção e controle dos fogos (FRAME). Em ambos os casos, a complexidade dos modelos e a necessidade de realizar inúmeras simulações com configurações variadas (geográficas, ambientais, etc.), tornam necessária a utilização de recursos de Computação de Alto Desempenho (HPC).

Durante a manhã de trabalho foram apresentados os resultados finais do projeto, nomeadamente as bases de dados publicadas como Linked Open Data (LOD) e os produtos desenvolvidos, como é o caso do visualizador Forest Explorer. Os participantes receberam ainda informação sobre os benefícios e possibilidades oferecidas pela utilização de LOD e recursos de Computação de Alto Desempenho (HPC).

No período de debate, com um painel multidisciplinar, foram abordadas diferentes perspetivas sobre os "Próximos passos na publicação e exploração de LOD no domínio florestal".

O evento contou com um público amplo (cerca de 160 participantes) proveniente dos dois países e a sua gravação será disponibilizada no website do projeto.

videoconferencia
videoconferencia

Foi também lançada a fase de avaliação final do projeto. Participe nesta avaliação, através do preenchimento até dia 11 de julho, dos inquéritos acessíveis em:

Cross-Forest Survey – Evaluation of final results and project evaluation

Forest Explorer Survey – Forest Explorer Evaluation

Reveja o evento final do Cross-Forest aqui.

Acompanhe os desenvolvimentos a partir do Portal Cross-Forest e através do Twitter (@_CrossForest).

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos