Saltar para o conteúdo principal
Condomínio da Aldeia

Mais resiliência. Mais segurança. Mais futuro!

Apresentação de resultados dos Condomínios da Aldeia

 

O Condomínio da Aldeia do Cercal, em Figueiró dos Vinhos, foi o território escolhido para a visita de campo demonstrativa das ações que estão a ser realizadas no terreno, no âmbito do Programa de Transformação da Paisagem (PTP).

A cerimónia de apresentação de resultados dos Condomínios da Aldeia foi antecedida por uma ida ao terreno para contacto com os técnicos locais e com a população, com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, do Presidente de Figueiró dos Vinhos e das duas entidades envolvidas no projeto estruturante, o ICNF e a Direção Geral do Território.

O ministro Duarte Cordeiro ouviu e reforçou o compromisso do Governo na execução de Programa de Transformação da Paisagem, criado para garantir a gestão e ordenamento dos espaços florestais, aumentar a resiliência aos fogos e promover o sequestro de carbono, além de valorizar o capital natural e o desenvolvimento económico dos espaços rurais. A estruturação de uma política de médio e longo prazo conta com o financiamento do Fundo Ambiental e do PRR. Desde 2017 foram investidos 2,6 mil milhões de euros para apoio aos territórios vulneráveis. 

Planeamento e ação

Fernanda do Carmo, diretora-geral da DGT, fez o ponto de situação dos Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP), três dos quais em discussão pública até ao dia 13 de janeiro, e revelou a informação atualizado sobre as 70 Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP). Estas medidas são pilares essenciais do Programa de Transformação da Paisagem e contribuem de forma inovadora, com uma abordagem de proximidade, para a gestão de longo prazo, resiliência e desenvolvimento dos territórios rurais vulneráveis.

O presidente do ICNF, Nuno Banza, revelou que até ao momento foram aprovadas 110 candidaturas relativas a 203 Condomínios da Aldeia.

O Ministro do Ambiente e Ação Climática apelou “a todos os envolvidos para contagiar, pelo exemplo”, para se multiplicarem candidaturas e alcançar, pelo menos,  as 800 aldeias previstas no apoio dos 37 milhões de euros do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos