Saltar para o conteúdo principal
Novos PRGP

Ministro do Ambiente determina elaboração de mais 6 PRGP

Novos Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem

 

O Ministro do Ambiente e Ação Climática determinou, em despacho publicado hoje (18 de maio)  no Diário da República, a elaboração dos Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem da Serra da Estrela, das Serras da Freita, Arada e Baixo Paiva, das Serras de Leomil, Lapa e Alto Penedono, da Serra da Cabreira e Serras do Larouco e Barroso, da Terra Fria Transmontana e do Planalto da Beira Transmontana.

Estes 6 PRGP acrescem aos 9 programas já em curso, em fases distintas de desenvolvimento, e consolidam a importância de prosseguir com a execução do Plano de Transformação da Paisagem (PTP).

O PTP prevê o desenvolvimento de 20 Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem, focados na reconversão da floresta e na adoção de medidas que permitam reduzir a frequência e intensidade dos incêndios rurais. Reforça ainda o investimento na criação de um floresta ordenada, biodiversa e resiliente, conjugada com um mosaico agrícola, agroflorestal e silvopastoril, capaz de prestar serviços ambientais, sustentar as atividades económicas que lhes estão associadas e reduzir significativamente a severidade da área ardida.

A Direção-Geral do Território é a entidade competente para a elaboração dos PRGP. Acompanhe toda a informação no site da DGT e nas redes sociais.

Conheça o despacho

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos