Saltar para o conteúdo principal
Manual Green Deal

O manual Green Deal Going Local já está disponível

A transição ecológica ao serviço das regiões

 

Comité das Regiões Europeu publicou o manual 'Green Deal Going Local' com um conjunto de ferramentas dirigidas a municípios e regiões europeias, centrado na adaptação às alterações climáticas.

O manual consiste num conjunto de ferramentas interativo que fornece informações sobre apoios financeiros e instrumentos técnicos para aplicar medidas de adaptação às alterações climáticas com base em diferentes zonas geográficas e especificidades regionais.

O objetivo é dotar os órgãos de poder local e regional de um conjunto de instrumentos e recomendações para uma melhor adaptação às alterações climáticas, minimizar as vulnerabilidades e reforçar a resiliência para reduzir os riscos de catástrofes.

Concebido de forma interativa, o novo manual fornece orientações aos órgãos de poder local e regional para a aplicação do Pacto Ecológico Europeu a nível local e regional, apoia a procura de medidas adequadas para fazer face aos desafios das alterações climáticas e fornece orientações sobre estudos de caso, ajuda financeira e assistência técnica nos domínios da adaptação às alterações climáticas.

Considerando que não existe uma “receita única” para uma aplicação local e regional do Pacto Ecológico Europeu, o presente manual é adaptado a cada contexto local (desde as zonas urbanas às zonas rurais, montanhosas e costeiras, entre outros).

Visite a  página do manual, clicando no nome do Estado-Membro para aceder diretamente à versão específica de cada país. Por enquanto, o manual só está disponível em inglês.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos