Saltar para o conteúdo principal
PNAP - 3a Conferência da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem

PNAP - 3a Conferência da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem

Desafios emergentes num território em mudança

 

A Direção-Geral do Território, a Direção-Geral do Património Cultural, a Ordem dos Arquitetos e a Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas convidaram a participar na 3.ª Conferência da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP).

Ao longo de três tardes, com a presença de vários oradores e debates interativos, procurou-se refletir sobre os grandes desafios que se colocam ao território nos domínios da arquitetura e da paisagem e, com o contributo de todos, traçar o caminho para o novo Plano de Ação da PNAP para os próximos dois anos.

Atribuição do Prémio Nacional da Paisagem 2020

Dia 9 de dezembro 2020

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, presidiu no dia 9 de dezembro à entrega do Prémio Nacional da Paisagem 2020. Este ano o prémio coincide com a 3.ª Conferência Nacional de Arquitetura e da Paisagem, subordinada ao tema "Desafios Emergentes num Território em Mudança".

O Prémio Nacional da Paisagem foi atribuído à Câmara Municipal de Moura, com o projeto "Uma paisagem de referência na Raia", desenvolvido na Herdade da Contenda. 

A candidatura da Herdade da Contenda recebeu o voto unânime do júri por ser exemplar e inspirador. Trata-se de um caso de sucesso de recuperação de solos degradados e da sua transformação em valor económico para a região; tem a maturidade suficiente para avaliar o impacto das políticas públicas desenvolvidas ao longo do tempo e dos seus benefícios; a recuperação das áreas foi realizada com recurso a espécies autóctones e práticas ambientalmente sustentáveis; A valorização da paisagem foi incorporada nos instrumentos de gestão e teve o envolvimento e cooperação da comunidade na sua execução. Hoje, a Herdade da Contenda constitui um espaço privilegiado para sensibilização da sociedade para o valor da paisagem.

Foram ainda distinguidos com uma menção honrosa três projetos que contribuem para o desenvolvimento de práticas inovadoras noutros territórios:

  • "A paisagem do Freixo do Meio que a luz da agroflorestal ilumina" (Câmara Municipal de Montemor-o-Novo);
  • "Fajãs de São Jorge" (Região Autónoma dos Açores);
  • "A estratégia da paisagem na revisão do PDM de Braga" (Câmara Municipal de Braga).

O Prémio Nacional da Paisagem 2020 coincide com o 20º Aniversário da Convenção Europeia da Paisagem, ratificada por Portugal em 2015. A atribuição deste prémio permite assegurar a participação de Portugal no concurso que visa a atribuição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

Consulte as 25 candidaturas apresentadas a Concurso aqui.

Dia 10 e 11 de dezembro 2020

Durante mais três dias entidades públicas e privadas, arquitetos, paisagistas, gestores agrícolas e florestais, urbanistas, organizações ambientais e empresas turísticas debateram os valores da paisagem para o desenvolvimento e coesão dos territórios.

Por imperativos de prevenção sanitária, a 3.ª Conferência da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem e a entrega do Prémio Nacional da Paisagem 2020 realizaram-se em videoconferência, com um número restrito de participantes no Salão Nobre do Ministério do Ambiente e a grande maioria dos participantes online.

Todas as sessões e debates poderão ser visualizados através do Canal da DGT na plataforma youtube  e nas redes sociais do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Consulte cada uma das Sessões aqui:

Sessão do dia 9 de dezembro de 2020

Youtube em direto

Sessão do dia 10 de dezembro de 2020

Youtube em direto

Sessão do dia 11 de dezembro de 2020

Youtube em direto

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos