Saltar para o conteúdo principal
Workshop FoodLink no ICS

Pensar a estratégia alimentar com sustentabilidade e inovação

Workshop da rede Foodlink no ICS

 

Planear a Estratégia Alimentar da Área Metropolitana de Lisboa foi o mote para reunir durante três dias, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS), os parceiros da rede Foodlink, da qual a Direção Geral do Território é membro fundador.

A rede Foodlink, coordenada pelo ICS, reúne cerca de 30 parceiros públicos, privados e académicos empenhados na transição do sistema alimentar da Área Metropolitana de Lisboa (AML) para um sistema mais sustentável e resiliente.

O projeto tem como objetivo garantir que até 2030, 15% do aprovisionamento alimentar da AML seja feito localmente recorrendo a modelos de agricultura mais ecológicos, soluções inovadoras no ordenamento do território, circuitos alimentares de proximidade e promovendo a Dieta Mediterrânica e a literacia alimentar.

Ao longo destes três dias, discutiu-se o mapeamento de territórios promissores para a formação de Parques Agroalimentares na AML, aprofundaram-se questões metodológicas para o diagnóstico do território metropolitano e cruzaram-se perspetivas e experiências dos vários parceiros com grande empenho e entusiasmo.

A iniciativa contou com o contributo especializado da oradora convidada, a professora Carolina Yacam-Ochoa, da Universidade Autónoma de Madrid, que partilhou as suas experiências na formação de Parques Agroalimentares na Área Metropolitana de Madrid.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos