Saltar para o conteúdo principal
URBACT IV redes de planeamento e ação

Portugal com elevada representação no URBACT IV

Redes de Planeamento de Ação

 

Já foram divulgados os primeiros resultados do concurso para Redes de Planeamento de Ação do URBACT IV. Portugal regista uma forte representação. A Direção-Geral do Território é o Ponto Focal Nacional deste programa europeu.

No âmbito do primeiro concurso, o URBACT recebeu 52 propostas para redes num total de 482 parceiros individuais de 25 países da UE e de 5 países beneficiários do Instrumento de Assistência de Pré-Adesão (IPA). 

A verificação de elegibilidade está agora a decorrer. A aprovação das redes será anunciada a 31 de maio de 2023.

Destaca-se o elevado número de parceiros portugueses a concurso, totalizando 44 parceiros distribuídos por dezenas de candidaturas. Também é de salientar o número de candidaturas em que o Parceiro Líder é português, num total de 7, em segunda posição depois de Itália, com 12.

As parcerias foram constituídas em grande parte através da utilização da ferramenta de procura de parceiros, que foi disponibilizada no website do URBACT. De um total de 52 candidaturas a redes, 42 foram publicadas nesta ferramenta. De entre os tópicos mais populares encontram-se a mobilidade, a água, a alimentação, o turismo, a habitação e a cultura.

Relativamente aos URBACT Infodays, nacionais ou regionais, destinados a divulgar e informar as partes interessadas sobre o concurso, foram realizados 46 em 27 países, ao longo de 3 meses. O URBACT Infoday Portugal realizou-se na Amadora, no dia 2 de fevereiro, tendo contado com mais de 90 participantes oriundos de todo o país.

Mantenha-se atualizado. Subscreva a newsletter do Fórum das Cidades, que divulga todas as notícias do URBACT Portugal.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos