Saltar para o conteúdo principal
In memoriam - Gonçalo Ribeiro Telles, 1922 – 2020

Reconhecidamente gratos pelas realizações e ensinamentos que nos ofereceu

In memoriam - Gonçalo Ribeiro Telles, 1922 - 2020

 

Arquiteto paisagista, político e professor universitário, Gonçalo Ribeiro Telles foi uma das personalidades portuguesas que mais se destacou na luta pela ecologia, pelo direito ao ambiente, do ordenamento do território e da qualidade da paisagem.

Defensor da causa pública, iniciou um movimento em prol da valorização da paisagem, sendo uma das vozes pioneiras a preocuparem-se com a conservação da natureza e com o ordenamento do território o que levaria à criação da primeira política pública de ambiente.

Em resultado do seu trabalho foi consagrado o direito ao ambiente e qualidade de vida na constituição portuguesa, criada a Reserva Agrícola Nacional em defesas do solo agrícola, e a Reserva Ecológica Nacional enquanto estrutura biofísica do território fundamental para a salvaguarda do ciclo da água.

Também sob sua ação foi criado o sistema nacional de área protegidas e o sistema de planeamento territorial centrado nos PDM e nos PROT

Entusiástico incansável, desenvolveu várias soluções e conceitos de base ecológica, tais como a estrutura ecológica municipal, os corredores verdes e a estrutura verde, que contribuíram para melhorar o desempenho ambiental dos territórios e a qualidade de vida dos seus habitantes.

"O homem desempenha na modelação da paisagem um papel muito importante; pode ser considerado, neste aspeto, como um autentico criador de beleza"

Gonçalo Ribeiro Telles, revista Cidade Nova, 1956 IV série, 4

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos