Saltar para o conteúdo principal
URBACT IV

URBACT IV aprovado

Desenvolver soluções urbanas sustentáveis

 

O novo Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT IV, aprovado pela Comissão Europeia no passado dia 19 de setembro, dá continuidade ao desenvolvimento de soluções urbanas inovadoras e sustentáveis, que integram as dimensões económica, social e ambiental.

O URBACT IV está orientado para a constituição de redes de cidades unidas na procura de soluções comuns para a resposta aos desafios urbanos contemporâneos.  

Este Programa de Cooperação Territorial privilegia a aprendizagem coletiva e a partilha de experiências e de boas práticas entre os agentes urbanos envolvidos nas políticas de desenvolvimento urbano sustentável e integrado.

Inclui a participação de todos os Estados-Membros da União e também a Albânia, o Montenegro, a Sérvia, a Macedónia do Norte, a Bósnia-Herzegovina, a Suíça e a Noruega.

A DGT é entidade nacional integrante do Comité de Monitorização URBACT e Ponto de Contacto para os parceiros nacionais.

A primeira chamada da URBACT IV será aberta em janeiro de 2023. Cidades e outras entidades que desejem aderir a uma Rede de Planeamento de Ação devem constituir parcerias e submeter candidaturas dentro dos três meses seguintes.

No entanto, a preparação vem mais cedo. Uma ferramenta de procura de parceiros em linha, já disponível no website URBACT, ajudá-lo-á a encontrar parceiros para o seu projeto ou a contactar pessoas com ideias interessantes.

Visite o website URBACT e a página nacional.

 

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos