Saltar para o conteúdo principal
Infosession URBACT 2024

URBACT: Redes de Transferência de Inovação

Oportunidade para as cidades e vilas portuguesas

 

A Infosession Portugal 2024 | Redes de Transferência de Inovação, promovida pela Direção-Geral do Território, através do ponto URBACT nacional registou uma ampla participação, evidenciando a avaliação positiva dos municípios em relação a este programa europeu.

O evento teve como teve como objetivo divulgar informação sobre o concurso para Redes de Transferência de Inovação do Programa Europeu URBACT IV, junto de cidades e vilas portuguesas que poderão vir a integrar estas redes. A sessão contou com mais de 130 participantes online, na sua maioria representantes de autoridades urbanas, parceiros de anteriores redes URBACT e municípios que pretendem participar pela primeira vez numa rede. Assistiram ainda à sessão representantes de Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, da Agência para o Desenvolvimento e Coesão e da Direção-Geral do Território, entidades que integram o Grupo de Ligação URBACT nacional.  

A Subdiretora-Geral do Território, Ana Seixas, membro do Comité de Monitorização URBACT, e Clémentine Gravier, membro do Secretariado URBACT deram início aos trabalhos. Além das apresentações do programa URBACT IV e do novo concurso para Redes de Transferência de Inovação, teve lugar uma mesa redonda com a presença do Vereador João Machado, do Município de Aveiro, e da Arquiteta Carla Pires, da Gaiurb, Município de Vila Nova de Gaia, moderada pelo Ponto URBACT Nacional.

Os dois municípios partilharam a sua experiência em dois projetos inovadores: no caso de Aveiro -  UIA Aveiro Steam City; e no caso de Vila Nova de Gaia, a rede piloto URBACT Mecanismo de Transferência NextAgri.

Veja ou reveja a informação apresentada na Infosession URBACT :

 

Pode ainda encontrar toda a informação relativa ao concurso aqui.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos