Saltar para o conteúdo principal

Carta na escala 1:10 000

A elaboração da série cartográfica de Portugal na escala 1:10 000 teve início com a publicação do D.L. n.º 193/95 de 28 de julho.

Na recolha de dados para a sua elaboração foram definidos três modelos:

  • Modelo Numérico Topográfico (MNT) - informação topográfica inerente ao conteúdo da escala 1:10 000, em modo numérico, multicodificada, caraterizada graficamente e estruturada de acordo com o estabelecido nas normas técnicas, seus anexos e Catálogo de Objetos da DGT para esta escala;
  • Modelo Numérico Cartográfico (MNC) - informação do Modelo Numérico Topográfico acrescida da simbologia e caraterização gráfica constante do Catálogo de Objetos da DGT para esta escala, posicionamento de topónimos e de generalização cartográfica, inerentes à representação de informação à escala 1:10 000;
  • Modelo Numérico Altimétrico (MNA) - informação referente à altimetria e hidrografia em 3D, apresentada em ficheiros separados do MNT.

O MNT é fundamentalmente vocacionado para os utilizadores que pretendem construir um sistema de informação geográfica, enquanto que o MNC deriva do MNT por aplicação das convenções cartográficas. 

A informação está estruturada segundo os seguintes domínios: rede geodésica, rede fotogramétrica, limites, relevo, altimetria (2D e 3D), construções, estruturas de transporte e abastecimento, áreas de lazer e recreio, vias de comunicação, áreas agrícolas e florestais, hidrografia (2D e 3D), áreas diversas, áreas industriais, toponímia, cercadura e informação marginal.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos