Saltar para o conteúdo principal
 >> Modelo do Geoide

Modelo do Geoide

Geoide

Pode definir-se geoide como a superfície equipotencial do campo gravítico da Terra que melhor se ajusta ao nível médio das águas do mar. A ondulação do geoide (N) é a diferença entre a altitude elipsoidal (h) e a altitude ortométrica (H).

Com base num modelo do geoide e em altitudes elipsoidais resultantes de observações GNSS, é possível deduzir valores para as altitudes ortométricas a partir da expressão: H = h - N.

O GeodPT08 é um modelo do geoide para Portugal Continental, elaborado pela FCUL em parceira com a Divisão de Geodesia.

O modelo GeodPT08 foi construído com base no modelo de geoide gravimétrico ICAGM07 (Iberia-Canarias-Azores Geoid Model 2007) por ajuste às redes geodésicas do Continente, tendo utilizadas 137 marcas de nivelamento e 1020 vértices geodésicos.

O GeodPT08 possibilita o posicionamento vertical com uma precisão global estimada de 4 cm, determinada com referência às redes de vértices geodésicos e de nivelamento geométrico do Continente.

A DGT disponibiliza o modelo do geoide GeodPT08 em formato universal (ASCII), podendo ser utilizado em qualquer programa com ferramentas de interpolação. Este ficheiro consiste numa grelha regular, em graus decimais, com espaçamento de 0º,0250 (em longitude e latitude) e as correspondentes ondulações do geoide em metros, referentes ao elipsoide GRS80, por ser este o utilizado no sistema de referência PT-TM06/ETRS89.

Para mais detalhes sobre a elaboração do modelo GeodPT08 consulte o documento  GeodPT08.pdf e aceda ao artigo "Mapping the geoid for Iberia and the Macaronesian Islands using multi-sensor gravity data and the GRACE geopotential model".

Tranfira o ficheiro do GeodPT08.dat

O GeoidAz2014 é um modelo do geoide para os Grupos Central e Oriental da Região Autónoma dos Açores, elaborado pela FCUL , com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente, Turismo e Transportes.

O modelo GeoidAz2014 foi construído com base no modelo de geoide gravimétrico ICAGM07 (Iberia-Canarias-Azores Geoid Model 2007) por ajuste à rede geodésica da RAA.

Por ser um modelo local, espera-se que GeoidAz2014 permita uma melhoria da precisão na determinação das altitudes ortométricas nos Açores em relação a outros modelos globais, nomeadamente no posicionamento em tempo real com sistemas GNSS.

O GeoidAz2014 consiste numa grelha de ondulações do geoide referentes ao elipsóide GRS80, por ser este o utilizado no sistema de referência PTRA08-UTM25/26.

O ficheiro disponibilizado encontra-se em formato GEM ASCII e descreve uma grelha regular, em graus decimais e as correspondentes ondulações do geoide em metros.

Transfira o ficheiro "GeodAz2014.dat"

GeodPT08 - Geoid for Portugal Mainland by DGT+FCUL is licensed under CC BY 4.0

GeoidAz2014 - Azores Region by DROTRH+FCUL is licensed under CC BY 4.0

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos