Áreas edificadas e interface urbano-rural
Cartografia disponível no SNIG
Os produtos desta cartografia estão disponíveis via web-services no Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e também podem ser visualizados aqui.
A Cartografia de Áreas Edificadas e da Interface Urbano-Rural 2018, relativa a Portugal Continental, foi produzida pela DGT no âmbito de um projeto (POSEUR-02-1810-FC-000504) desenvolvido em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas que visou a produção de informação de apoio ao planeamento da defesa da floresta contra incêndio.
Esta cartografia representa as áreas edificadas e o seu perímetro, classificado em função do tipo e da proximidade do coberto (combustível vs. não combustível) circundante.
O seu conteúdo deve servir para auxiliar a reflexão e a tomada de decisão no âmbito dos instrumentos de planeamento territorial, e não se sobrepõe nem prejudica outras análises mais especializadas no âmbito da gestão integrada de fogos rurais.
Os principais produtos cartográficos do projeto são os seguintes:
- Carta de Áreas Edificadas 2018 - Apresenta as áreas edificadas, classificadas segundo o número e o tipo de edifícios que incluem.
- Carta da Interface Urbano-Rural 2018 - Apresenta os segmentos que integram a interface (perímetro) das áreas edificadas, classificados em função do tipo e proximidade do coberto circundante.
Informação adicional sobre os produtos desta cartografia.
Oportunamente serão também disponibilizados indicadores relacionados com esta cartografia no Observatório do Ordenamento do Território e Urbanismo.
Página atualizada em 07/12/2021