Saltar para o conteúdo principal
Notícia DGT

Áreas edificadas e interface urbano-rural

Cartografia disponível no SNIG

 

Os produtos desta cartografia estão disponíveis via web-services no Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e também podem ser visualizados aqui.

A Cartografia de Áreas Edificadas e da Interface Urbano-Rural 2018, relativa a Portugal Continental, foi produzida pela DGT no âmbito de um projeto (POSEUR-02-1810-FC-000504) desenvolvido em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas que visou a produção de informação de apoio ao planeamento da defesa da floresta contra incêndio.

Esta cartografia representa as áreas edificadas e o seu perímetro, classificado em função do tipo e da proximidade do coberto (combustível vs. não combustível) circundante.

O seu conteúdo deve servir para auxiliar a reflexão e a tomada de decisão no âmbito dos instrumentos de planeamento territorial, e não se sobrepõe nem prejudica outras análises mais especializadas no âmbito da gestão integrada  de fogos rurais.

Os principais produtos cartográficos do projeto são os seguintes:

  1. Carta de Áreas Edificadas 2018 - Apresenta as áreas edificadas, classificadas segundo o número e o tipo de edifícios que incluem.
  2. Carta da Interface Urbano-Rural 2018 - Apresenta os segmentos que integram a interface (perímetro) das áreas edificadas, classificados em função do tipo e proximidade do coberto circundante.

Informação adicional sobre os produtos desta cartografia. 

Oportunamente serão também disponibilizados indicadores relacionados com esta cartografia no Observatório do Ordenamento do Território e Urbanismo.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos