Saltar para o conteúdo principal
COSc2022

COSc2022 - Carta de Ocupação do Solo Conjuntural de 2022

Atualização disponível no viSMOS do SMOS e SNIG

 

A Carta de Ocupação do Solo Conjuntural (COSc), designada anteriormente por COSsim, foi atualizada para 2022, estando acessível para visualização no Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS) através do visualizador viSMOS e simultaneamente para descarregamento no Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG).

Tendo sido criada com o objetivo de fornecer informação complementar à Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS) produzida pela DGT, a COSc tem uma frequência de produção e atualização anual no formato raster e com uma resolução espacial de 10 m.

Durante a produção da COSc2022, foram concebidas novas versões das COSc anteriores (2018, 2020 e 2021), as quais encontram-se igualmente acessíveis através do viSMOS e do SNIG. Estas novas versões asseguram a consistência temática e temporal entre as quatro cartas.

A Carta de Ocupação do Solo Conjuntural - COSc, resulta das atividades de investigação e desenvolvimento decorridas na DGT, no âmbito do SMOS, com recurso a tecnologias espaciais e Inteligência Artificial, as quais incluem algoritmos de machine learning e regras de conhecimento pericial para classificar séries multiespectrais e intra-anuais de dados de imagens óticas de satélite Sentinel-2.

Sendo um tipo de cartografia recente, a DGT aconselha a leitura atenta dos metadados da COSc no SNIG para uma melhor compreensão das suas caraterísticas e contextualização da sua utilização como informação complementar à COS.

Mais informações sobre a COSc deverão ser consultadas no portal SMOS, nomeadamente nos Produtos e Biblioteca.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos