Saltar para o conteúdo principal
COSsim 2021

Carta de Ocupação do Solo Simplificada de 2021

Atualização da COSsim para 2021 disponível no SNIG

 

A Carta de Ocupação do Solo Simplificada (COSsim) foi atualizada para 2021, estando acessível no Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG).

A COSsim foi criada com o objetivo de fornecer informação complementar à Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS) da DGT, tendo uma frequência de produção e atualização anual, em formato raster e com uma resolução espacial de 10 m. Desde o seu lançamento, foram produzidas três COSsim experimentais para os anos de 2018, 2020 e 2021.

A COSsim é um produto experimental, resultando de atividades de investigação e desenvolvimento da DGT no âmbito do desenvolvimento do Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS), sendo produzida através de tecnologias espaciais e de Inteligência Artificial, que inclui algoritmos de machine learning e regras de conhecimento pericial para classificar séries multiespectrais e intra-anuais de dados de imagens óticas de satélite Sentinel-2. A metodologia de produção da COSsim pode ser consultada em Costa et al. (2022).

Sendo um tipo de cartografia recente, a DGT aconselha a leitura atenta dos metadados da COSsim disponíveis no SNIG para uma melhor compreensão das suas caraterísticas e contextualização da sua utilização como informação complementar à COS.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos