Saltar para o conteúdo principal
Seminário on line Natura Connect

A Conetividade Ecológica no âmbito do Ordenamento e Gestão do Território em Portugal

Seminário on line

 

No dia 11 de abril realiza-se o primeiro seminário online NaturaConnect.PT, uma iniciativa liderada pela Universidade de Évora – Cátedra de Biologia, com a Direção-Geral do Território e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Dirigido a técnicos de ambiente, planeamento e ordenamento do território da administração pública, será realizado em formato online, entre as 9h30 e as 12h30.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

A biodiversidade e a conectividade ecológica são temas incontornáveis da  atualidade, tendo como referência a Estratégia Europeia da Biodiversidade 2030 e a Lei do Restauro da Natureza,  aprovada a 28 de fevereiro de 2024 pelo Parlamento Europeu.

A concretização das  metas definidas por estes instrumentos de política, implica a capacidade de reverter as suas orientações e recomendações em ações concretas, com impacto positivo sobre as pessoas, a economia, a biodiversidade e o ambiente. Para tal, é necessário o envolvimento direto dos vários níveis de governação no âmbito do ordenamento e gestão do território, da conservação da natureza, da água, da ação climática, da agricultura, da floresta e dos respetivos atores locais.

Think Tank NaturaConnect.PT tem como missão promover a transformação necessária para reverter a perda de biodiversidade, restaurar os ecossistemas degradados  e estabelecer a conectividade ecológica em Portugal, em articulação com uma Rede Transeuropeia de Conservação da Natureza.

A sessão "A Conetividade Ecológica no âmbito do Ordenamento e Gestão do Território em Portugal", é a primeira dedicada à capacitação online de técnicos e decisores no âmbito destas temáticas e a oportunidade de fomentar o debate em torno da definição e implementação de estruturas de conectividade, em articulação com a gestão ativa e adaptativa, no contexto das alterações climáticas, tendo por base o complexo quadro legislativo em vigor.

 A participação é gratuita, de inscrição obrigatória.

Inscrições até dia 10 de abril através do formulário:https://forms.gle/GnEJxN4UuX6ZFRUGA

O Projeto NaturaConnect

A organização do primeiro seminário online NaturaConnect.PT insere-se no âmbito do projeto “Natura Connect - Designing a Resilient and Conherent Trans-European Network for Nature and People”, financiado pela União Europeia.

Portugal foi selecionado como um dos casos de estudo, em paralelo com a zona transfronteiriça do Danúbio e dos Cárpatos, que abarca 15 estados da Europa Central e de Leste, além da França e Finlândia. Incluem-se também a região de Doñana, no estuário do Guadalquivir, em Espanha, e os territórios inundáveis da região periurbana de Leipzig-Halle, na Alemanha. Em todos estes casos proceder-se-á a um exame detalhado dos desafios associados à aplicação da estratégia europeia de biodiversidade para 2030, sendo que os resultados serão posteriormente sintetizados e comunicados às entidades europeias competentes.

 

 

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos