Saltar para o conteúdo principal
Inovação TRANSFORM

DGT lança Carta de Perdas de Vegetação em Florestas e Mato

Agenda Mobilizadora TRANSFORM

 

No âmbito do projeto “Dados de Deteção Remota para a Gestão Florestal” foi lançada a Carta de Perdas de Vegetação em Floresta e Mato, uma nova ferramenta inovadora para a monitorização contínua das florestas em Portugal. Este produto cartográfico, desenvolvido pela Direção-Geral do Território (DGT) no contexto da Agenda Mobilizadora TransForm (financiada pelo PRR), permite identificar e acompanhar as perdas de vegetação em áreas florestais e de mato com uma frequência de atualização bimestral.

A Carta representa uma mais-valia para o setor florestal, particularmente nas áreas de prevenção e combate a incêndios e monitorização de povoamentos florestais. Com dados atualizados a cada dois meses, esta ferramenta inovadora permite às entidades responsáveis identificar rapidamente as áreas que sofreram perdas de vegetação, auxiliando na tomada de decisões mais informadas e em tempo útil para a proteção das florestas. Além disso, os utilizadores são incentivados a fornecer feedback sobre a utilização da carta para smos@dgterritorio.pt, contribuindo para a melhoria contínua deste serviço.

O projeto “Dados de Deteção Remota para a Gestão Florestal” tem como objetivo modernizar a gestão florestal em Portugal, utilizando tecnologias de satélites e Inteligência Artificial para monitorizar continuamente a cobertura vegetal. Este projeto recorre a imagens de satélites como os Sentinel-2, que obtêm dados detalhados e atualizados sobre a saúde e o estado das florestas, fornecendo aos decisores informações cruciais para a gestão sustentável das florestas e a prevenção de incêndios.

A Carta de Perdas de Vegetação em Floresta e Mato não identifica as causas das perdas de vegetação, focando-se apenas na deteção dessas alterações com base nos indicadores quantitativos do NDVI. Sendo um produto experimental que resulta das ações de I&D do projeto, encontra-se em manutenção evolutiva, o que levará a melhoramentos e ajustes nos seus métodos de produção e especificações técnicas.

Os utilizadores podem aceder ao novo serviço através da Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), e aqueles que necessitam de suporte para a visualização da nova carta podem consultar os Guias de Apoio disponíveis na página de dados abertos da DGT (https://www.dgterritorio.gov.pt/dados-abertos).

Página atualizada em 13/11/2024

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos