Disponibilização da OrtoSat2023 Completa
Cobertura de imagens de satélite de 30 cm para Portugal Continental
A Direção-Geral do Território (DGT) vem anunciar a disponibilização completa da cobertura OrtoSat2023 para todo o território de Portugal Continental, após a primeira fase de disponibilização de 40% do território que ocorreu em junho de 2024.
Esta cobertura de imagens de satélite de muito grande resolução espacial foi adquirida no âmbito de iniciativas do Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS) financiadas pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
A cobertura de imagens foi obtida a partir de imagens de satélite Pléiades Neo adquiridas durante o ano de 2023 sobre o território de Portugal Continental e é composta por um mosaico equalizado e ininterrupto de imagens ortorretificadas com uma resolução espacial de 30 cm. A sua disponibilização é realizada em duas composições coloridas, uma de cor verdadeira e outra de cor falsa.
Para visualização imediata da OrtoSat2023 num browser da internet pode utilizar o visualizador viSMOS, onde pode analisar esta cobertura em conjunto com outra cartografia do SMOS.
Para mais informações sobre estes dados e as condições para o seu acesso, nomeadamente através de serviços de dados geográficos de visualização e descarregamento, consulte a página do SMOS aqui.
A OrtoSat2023 é um produto semelhante aos Ortofotomapas e serve para o mesmo propósito. A diferença de resolução espacial de 5 cm entre o OrtoSat2023 (30 cm) e os Ortofotomapas de 25 cm não é notória, como é apresentado na figura seguinte:
Página atualizada em 24/09/2024