Saltar para o conteúdo principal
A investigação nos Laboratórios do Estado

II Seminário - A investigação nos Laboratórios do Estado

Construção de uma sociedade segura e mais resiliente, 18 de abril, Auditório do LNEC

 

Realizou-se no dia 18 de abril de 2023 no LNEC o II seminário sobre a investigação nos Laboratórios do Estado (LE), tendo a sessão de abertura contado com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Em mesa redonda, foi debatido o grande desafio da sustentabilidade das atividades de investigação nos LE, associado quer à atual falta de capacidade financeira, quer às dificuldades na retenção ou atração de valiosos recursos humanos para as atividades de investigação realizadas nestas instituições, mais focadas na resolução de problemas concretos da sociedade civil.

No âmbito das apresentações que se seguiram, foi possível ficar a conhecer os trabalhos desenvolvidos na ampla gama de áreas científicas dos LE bem como o seu impacto nos vários setores da sociedade civil. Ficou claro que é essencial continuar a comunicar as atividades dos LE aos cidadãos e decisores políticos, através deste tipo de eventos, bem como com recurso a novas formas de divulgação.

A DGT participou com uma comunicação apresentada pela investigadora Rita Nicolau, focada no tema da artificialização do solo, renaturalização, reciclagem de territórios artificializados e dinâmicas populacionais.

O programa encontra-se acessível aqui.

Veja a gravação do evento através do Canal YouTube (manhã, tarde).

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos