Saltar para o conteúdo principal
Apresentação Sistema de Monitorização e Ocupação do Solo

Informação com valor para um território inteligente

É fácil aceder ao SMOS

 

Já está disponível o Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo - SMOS.

O SMOS produz informação fiável, atual e aberta sobre as dinâmicas da ocupação do solo, o que se traduz em conhecimento com valor com aplicação nas áreas do ordenamento do território, da agricultura, da floresta, dos recursos hídricos, da proteção civil, da educação, da investigação científica e em todas as atividades públicas e privadas com necessidade de acesso a dados atualizados sobre o uso e ocupação do solo.

Esta plataforma inovadora, inserida na infraestrutura tecnológica da DGT, conjuga algoritmos de Inteligência Artificial em imagens de satélite com a interpretação especializada dos dados, com o objetivo de disponibilizar cartografia estratégica para das atividades económicas e para o planeamento do território continental, afirma o Subdiretor-Geral da DGT, Mário Caetano.

 

Plataforma colaborativa

O SMOS tem na sua génese um trabalho colaborativo com o contributo de universidades e entidades públicas. A Diretora-Geral do Território, Fernanda do Carmo, destaca a importância desta ferramenta.

“O SMOS vai disponibilizar informação de grande especialização e pode ter aplicações gerais ou especializadas, em que cada entidade, na sua esfera de competência e de conhecimento, vai explorar e aplicar à sua área”, acescentando valor.

A apresentação pública do SMOS, no passado dia 29 de setembro, contou com a participação de mais de 140 pessoas, representando uma grande diversidade de entidades

O Secretário de Estado da Administração local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, conhecedor experiente da gestão autárquica, salientou que o SMOS “fornece muito mais informação do que aquela que tínhamos até hoje, em instrumentos parecidos com este. Serve para o combate aos incêndios, para ordenar o território, para o planeamento, para os PDM (Plano Diretor Municipal) e para ver a evolução que esse mesmo território tem ao longo do tempo, ao longo dos anos”.

 

Academia SMOS

A Direção-Geral do Território vai organizar um roteiro regional de apresentações do SMOS, com sessões de capacitação das entidades públicas e privadas, de modo a que todos possam tirar o maior potencial e informação útil do Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo.

Acompanhe toda a informação a partir do Portal e das redes sociais da DGT.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos