Saltar para o conteúdo principal
Portugal visto do céu

Portugal visto do Céu

Nova plataforma web

A Direção-Geral do Território tem uma nova plataforma de visualização web.

Portugal Visto do Céu disponibiliza a cobertura de ortofotomapas integrais do Continente para os anos 1995, 2004-2006, 2007, 2010, 2012, 2015, 2018 e 2021, bem como a observação de mosaicos de imagens Sentinel 2 que têm vindo a ser produzidos com periocidade mensal.

Este novo visualizador, mais intuitivo, acrescenta a possibilidade de comparar dados de anos diferentes.

A consulta de Portugal Visto do Céu conjugada com a visualização e interpretação inteligente de informação do SMOS (Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo) constitui uma mais valia para o planeamento e execução das políticas públicas da Administração Central e dos municípios. É, igualmente, relevante o seu contributo para a atividade das empresas e informação dos cidadãos.

Poderá aceder ao visualizador Portugal Visto do Céu a partir do Portal DGT na área temática de Dados Abertos/Visualizadores.

ENIIG 2022

 

Tanto o SMOS como Portugal Visto do Céu marcaram presença no Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENIIG), realizado no dia 16 de dezembro.

Nesta 7ª edição do ENIIG subordinada ao tema "Cartografia Topográfica - da normativa à prática", a equipa da DGT apresentou os desafios e as oportunidades resultantes de novos instrumentos, que elevam a Direção-Geral do Território numa nova etapa ao serviço da informação inteligente para o Território.

A iniciativa da DGT reuniu cerca de 150 especialistas, entre participantes e oradores, que partilharam as melhores práticas da cartografia topográfica homologada.

 

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos