Saltar para o conteúdo principal
Seminário de encerramento do projeto

Seminário de encerramento do projeto

Análise da suscetibilidade de incêndio rural em Portugal Continental

 

Decorreu no passado dia 10 de dezembro o seminário online de encerramento do projeto "Análise da suscetibilidade de incêndio rural em Portugal Continental", que visou a produção de informação de apoio ao planeamento da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), financiado pela operação POSEUR-02-1810-FC-000504 e no qual foram apresentados os principais resultados desenvolvidos pelas entidades participantes (DGT e ICNF) no período 2018-2021.

O ICNF apresentou a carta de perigosidade estrutural 2020-2030 e metodologias de produção da carta de perigosidade conjuntural, bem como da carta de perigosidade pré-verão. No que diz respeito à informação de suporte à otimização da gestão preventiva da floresta, foi mostrado a metodologia de identificação e hierarquização de prioridades de intervenção em “pontos de abertura de incêndios”.

A DGT apresentou os produtos do Sistema de Monitorização de Ocupação de Solo (SMOS) utilizados na produção dos conjuntos de dados geográficos desenvolvidos no âmbito do projeto, designadamente a Carta de Interface de Áreas Edificadas Estrutural 2018, a Carta de Interface de Áreas Edificadas Conjuntural 2020 e, a Carta de Áreas Edificadas 2018.

Na sequência desta exposição, a DGT clarificou as características técnicas dos três conjuntos de dados mencionados e apresentou o relatório “Diagnóstico e recomendações para a articulação entre os Instrumentos de Defesa da Floresta contra Incêndios e os Instrumentos de Planeamento Territorial”, igualmente produzido no âmbito do projeto.

Leia mais sobre o Projeto aqui.

Descarregue as apresentações e o cartaz do seminário.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos