Saltar para o conteúdo principal
Visão Estratégica para os territórios periurbanos - Relatório final do projeto PERIURBAN

Visão Estratégica para os territórios periurbanos

Relatório final do projeto PERIURBAN

 

A Direção-Geral do Território apresenta a publicação do relatório final do Projecto PERIURBAN, no âmbito das atividades de promoção e divulgação do Observatório do Ordenamento do Território e Urbanismo (OOTU).

O PERIURBAN - Territórios Periurbanos promoveu o desenvolvimento de cenários com vista à identificação de constrangimentos e potencialidades de territórios que fazem de interface entre o urbano e o rural. Espaços duplamente influenciados, “encerrando no seu DNA características de ambos os espaços, mas com uma identidade própria”, como se pode ler na nota introdutória.

Nesta publicação, investigadores de da comunidade técnica e científica sob a coordenação do Dinâmia’CET - ISCTE-IUL, CEABN-ISA / UL e CiTUA-IST/UL envolveram mais de 200 stakeholders, com o objectivo de congregar a melhor informação produzida e aumentar o conhecimento através da evidencia territorial produzida e do seu contributo para a monitorização e avaliação das políticas públicas.

A equipa desafiou o paradigma instituído e “assume que o espaço periurbano pela sua identidade não é compaginável com a dicotomia urbano-rural. Num mundo a preto e branco esta publicação procura discernir matizes de cinzento que diferenciam um espaço que se constrói na interface de usos e de relações”.  Desafios  que justificam uma boa leitura do Relatório Final editado e divulgado pela DGT.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos