Saltar para o conteúdo principal
 >> Carta das Unidades de Paisagem

Carta das Unidades de Paisagem

Carta que caracteriza a Paisagem em Portugal Continental através da identificação de 128 unidades de paisagem, associadas em 22 grupos. A CUP, produzida à escala 1:250.000, foi elaborada com base em fatores físicos como a geologia, a geomorfologia, os solos e o clima.

A visualização da CUP, poderá ser feita através da plataforma IDE/SNIT (com acesso direto na opção "Aceder" na barra lateral desta página), selecionando na pesquisa as opções "Outros" em "Âmbito" e "CUP" em "Tipo de plano". É possível aceder à informação da CUP através de serviços web, designadamente Web Map Service (WMS) (informação disponível na Plataforma Dados Abertos) e perspetiva-se que brevemente seja possível disponibilizar os Web Feature Service (WFS), mediante acreditação pela DGT.

Grupos de Unidades de Paisagem

Sendo a paisagem cada vez mais reconhecida como uma parte fundamental do nosso património natural, cultural e científico, base da identidade territorial, o seu ordenamento, gestão, conservação, recuperação e valorização é fundamental numa política de ordenamento do território, razão porque a ex-Direção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano encomendou à Universidade de Évora o estudo que deu origem a esta publicação, que foi co-financiado através do Programa INTERREG II C: Sudoeste Europeu.

A publicação apresenta a metodologia seguida no estudo para identificação e caracterização da paisagem em Portugal Continental, as fichas de caracterização das 128 unidades de paisagem identificadas, associadas em 22 grupos de unidades, de âmbito regional e um conjunto de 6 casos de estudo, selecionados para testar a metodologia geral utilizada.

Cada uma das unidades de paisagem tem uma ficha que inclui a identificação e caracterização, não só dos aspectos mais relevantes do seu carácter mas, também, as tendências, potencialidades e problemas, os instrumentos de ordenamento aplicáveis e, ainda, orientações para a sua futura gestão, bem como cartografia e fotografias representativas dos padrões e do carácter da respectiva unidade de paisagem.

A publicação poderá ser adquirida aqui, a carta encontra-se disponível no Geoportal SNIT (Âmbito territorial = Outros e Tipo de Informação = CUP).

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos