Compromisso na gestão integrada da paisagem
As AIGP mobilizaram o debate numa sessão sobre "Interfaces Territoriais" na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém
As Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) mobilizaram para a feira de Agricultura de Santarém 120 pessoas empenhadas em saber mais junto dos oradores, parceiros para a gestão sustentável da floresta portuguesa.
A convite da FENAFLORESTA foi possível reunir na mesma sala as entidades públicas coordenadoras das AIGP, como a Direção Geral do Território e o ICNF; autarquias; a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa; a FlorestGal, entidade pública responsável pela gestão de espaços florestais; as principais indústrias do setor (Amorim, Sonae, Altri e Navigator), representantes de universidades e entidades gestoras de AIGP, como a APATA (Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais).
Uma conversa aberta, que colocou desafios em cima da mesa, com o simples objetivo de encontrar as melhores soluções para as florestas, o desenvolvimento das comunidades rurais e, claro, para as pessoas.
O compromisso foi uma palavra ouvida com frequência. E nesse contexto, foi reforçada a importância da abordagem de base local, envolvendo todos os atores no terreno, a começar pelos pequenos proprietários.
A gestão integrada é apontada por todos como a chave para a resolução dos muitos desafios, sobretudo num momento de maior urgência na execução de fundos comunitários.
Página atualizada em 16/12/2022